Teoria da Conspiração

O Que Eles não gostariam que você soubesse…
  • Início
  • Marcelo Del Debbio
  • Enciclopédia de Mitologia
  • Cursos
  • Colunas
  • Mapas e Sigilos Pessoais
  • Bibliografia
  • A.’. A.’.
  • Exercícios

Os Ateus e a Kabbalah

deldebbio | 21 de dezembro de 2011

Como qualquer religião que se preze, os ateus precisam de um Panteão para venerar. Como alegam que não acreditam em divindades sobrenaturais, escolheram pessoas comuns para colocar nos patamares divinos e dar a elas características de Ídolos.

A seguir, as estrelas de nosso Panteão Ateísta:

Malkuth: Deuses desta esfera representam o mundo material. Aqui podemos facilmente incluir todos os ateus do mundo-créu semi-iletrados que passam seus dias trocando ofensas com os crentes-mundo-créu na internet, mas escolhemos o filósofo Daniel Dennett para o posto, visto que ele não acredita nem em Consciência como algo além do mundo material. Se há um ateu-materialista a ser escolhido, este é o cara!
Yesod: Deuses desta esfera compreendem os grandes iniciadores ou as grandes mães. Como a “Atéia de Bom Humor” é inexpressiva internacionalmente, não passaria de uma pequena deusa de um panteão local. Ficamos, então, com alguém do porte de um Ganesha, como Carl Sagan, abridor de portas e derrubador de obstáculos para centenas de milhares de ateus e céticos para os reinos da ciência e do pensamento racional: A grande mãezona dos cientistas.
Hod: Aqui encontram-se os deuses professores como Toth, Oghma ou Taliesin, bem como divindades trolladoras como Loki, Hermes e Exú. O membro do panteão que melhor os representa é Matt Dillahunty e seu programa Atheist Experience. É muito fácil ser um ateuzinho de internet aqui no Brasil, mas gostaria de ver os jovens revoltadinhos encararem um programa de rádio no centro do Bible Belt nos Estados Unidos…
Netzach: Não há deusas do amor entre os ateus, que alegam nem existir um “ponto G”. Optamos por escolher entre os representantes do ateísmo que pregam a possível existência e aprendizado mútuo entre os que crêem e os que não-crêem. Entre estes poucos sábios, tem destaque o Kentaro Mori por seu trabalho de divulgação científica como maneira de deixar a religião dogmática de lado.
Tiferet: Há poucas dúvidas de que Richard Dawkins não seja o Jesus dos ateus. O fanatismo bulevoadoresco que alguns ateus desenvolveram em relação à sua pessoa chega a competir frontalmente com os melhores crentes evangélicos.
Geburah: Como representante da Guerra, os ateus elegeram o neurocientista Sam Harris como seu principal ídolo. Praticamente um Lancelot nas batalhas contra o Islã e o Cristianismo Fundamentalista.
Chesed: No lugar de Zeus, Oxóssi ou Merlin, temos a figura de James Randi como o Velhinho Barbudo no alto da montanha, mentor dos ateus e fornecedor da cornucópia do PSICOP onde todas as verdades são reveladas apenas para os buscadores.
Daath: O Abismo. Isaac Newton é reverenciado como o Pai da Ciência, mas ele representa um portal para a Alquimia que muitos ateus gostariam que fosse fechado.
Binah: A ordem, representada pela matemática e pela teoria de unificação da Física. Como ídolo principal desta Esfera, temos o astrofísico Stephen Hawkins.
Hochma: O Caos, a Evolução e a Sabedoria da Seleção natural e das mutações que causam a permanente incerteza na realidade. O ídolo correspondente é Charles Darwin.
Kether: O Big Bang, a Soma de tudo o que existe. O pilar máximo da adoração atualmente é o CERN e suas partículas dançarinas.

Categorias
Ciência, Kabbalah
Tags
ateísmo, Kabbalah
Comentários RSS
Comentários RSS
Trackback
Trackback

« Cristo Crucificado Consagração no Signo de Capricórnio 2011 »

148 Responses to “Os Ateus e a Kabbalah”

« Comentários mais antigos
  1. Márcio buffolo disse:
    24 de dezembro de 2011 às 17:32

    quanta ignorancia….. pqp
    ateismo é a não crença em algo, portanto não é uma crença, não é uma religião.
    não jogar bola não é um esporte, não comer não é um tipo de almoço, não gostar de azul não é um tipo de cor… PQP!!!!!!

    @MDD – Não jogar bola não é esporte, mas ficar do lado da quadra xingando quem está jogando é tão perda de tempo quanto jogar bola… não comer algo mas ficar sentado na mesa reclamando com quem está comendo gasta o mesmo tempo do almoço, o terceiro exemplo é tão ruim que nem da pra começar a rebater…

    Responder
    • Eduardo Freitas disse:
      10 de janeiro de 2012 às 22:54

      A contracultura é uma cultura tb!

      Responder
  2. Augusto disse:
    24 de dezembro de 2011 às 21:34

    Sou um ser humano e achei isto engraçado. :)
    Valeu o post.

    Responder
  3. Daniel Bertini disse:
    24 de dezembro de 2011 às 23:15

    Marcelo eu já me chemei de ateu porem hj prefiro me colocar como um agnóstico , muito melhor assumir que não compreendo a verdade por tras do nosso universo do que simplesmente dizer que que somos um aranjo caprichoso de atomos de carbono .
    Ao longo da historia o que vemos são pessoas querendo provar que a sua crença é a certa e infelizmente ao longo dessa coluna pude perceber que vc não é diferente desses donos da verdade . Teria muito prazer em tomar parte em alguma experiência espiritual verdadeira e transformadora(alguma que eu consiga captar com os meus sentidos) e acredito que todos tem esse direito não apenas os que são tidos como merecedores dentro desses circulos que vc frequenta , esses clubinhos , para mim o que muitos de vcs querem é se sentir melhores que o resto e isso é a mesmo coisa que alguem se achar melhor pq tem mais dinheiro ou é mais bonito , o que faz diferença de verdade é a maniera com que vc muda o mundo (todos nós fazemos isso , alguns em maior escala) , vc tem muita coisa boa para transmitir contudo o seu EGO ainda afeta muito as suas atitudes , não estou dizendo que vc está errado mesmo pq eu adoro o meu ego e vivo alimentando o mesmo , o problema é que vc não pode se dar a esse luxo na posição que escolheu se colocar . Feliz “Natal” muita luz para vc nesse novo ciclo .

    @MDD – eu concordo que deveria ser mais bonzinho e tolerante com os ateus e crentes fanaticos, mas… veja bem… se eu fizer isso, eu serei perfeito! E, como ser perfeito, atingiria a Ascensão e vocês deixariam de ter os posts do TdC… é um paradoxo… haters gonna hate.

    Responder
  4. Tollendal disse:
    25 de dezembro de 2011 às 3:05

    Na boa, o que falta é humildade, dos que sabem e dos que não sabem.

    Responder
  5. Celino disse:
    25 de dezembro de 2011 às 3:52

    O que o Papai Noel tá fazendo aí embaixo? u.u

    Responder
  6. Matheus disse:
    25 de dezembro de 2011 às 17:23

    Como agnóstico “com um pezinho no ateísmo”, entendi o tom sarcástico do texto e não me senti ofendido – até porque é um ataque direcionado aos fundamentalistas/tapados. Muito embora seja mais provável que eu conclua um eventual mestrado em física quântica (curso bacharelado em Direito) antes de entender do que tratam a kabbalah e os textos do Marcelo DD (saudoso editor da revista Herói… ou algo assim na minha infância de nerd padawan)…

    Mas sou fã do Kentaro Mori [por sua vez, meu "ídolo", só que no sentido rockstar do termo (ignorem-se os fãs do Iron Maiden e congêneres)].

    Responder
  7. Pedro disse:
    26 de dezembro de 2011 às 1:32

    Se você acha que ateísmo é uma religião, dá até pra chamar de opinião, mas só passando por cima da semântica. Você pode até chamar o budismo de uma religião ateísta mas é complicado chamar de religião o ateísmo, mesmo com suas similaridades. Quanto ao comportamento de alguns ateístas lembrarem o de evangélicos fervorosos, eu acho imaturidade, embora eu acho difícil de segurar. Afinal, para ser católico, você tem que acreditar que dinossauros não existiram ou existiram há mais ou menos 10 mil anos e, dito isso, todo dia ir no posto e abastecer com combustível fóssil é, no mínimo, engraçado. Agora, quando for para criticar o comportamento de religiosos e como ele afeta a vida das pessoas, eu concordo, e é necessário. Eu nunca vi um ateísta ameaçar de morte (ou até matar) alguém porque a pessoa não acredita em não acreditar. Aliás, dizer que não acreditar é acreditar em não acreditar é uma das piores coisas que eu já ouvi. Porém, já vi, e ainda vejo muito, católicos, judeus, muçulmanos matando uns aos outros porque o deus de um é melhor que o de outro. Vejo também religiosos misturarem Estado e crença, retirando direitos constitucionais de gays, por exemplo, porque no livro sagrado deles, a homossexualidade é um pecado. E ainda tem os idiotas que expulsam os filhos de casa. O papa até hoje não apóia o uso de camisinha com a AIDS explodindo na África. Nem vou começar com os muçulmanos e suas visões em relação ás mulheres. A maioria das religiões é uma forma de controle através do medo. Dá pra falar muito sobre essas injustiças, mas paro por aqui.
    E sobre essa Kabbalah, como ateu, me considero insultado por não colocar o Hitchens e o Dawkins.

    @MDD – Como nao? o Dawkins é o Jesus Cristo dos ateus!
    E sua argumentação só reforça a noçao que os ateus estao assimilando todo o credo dos crentes, criando inimigos, atacando as outras religiões e caindo na falácia de quererem se separar como filosofia de vida dos religiosos… a partir do momento em que se sai do ateísmo saudável (que é considerado o básico dos básicos para os hermetistas), e cai numas de sair convertendo pessoas, gastando tempo e energia consideráveis em proselitismo torna o ateísmo em uma religião.
    É a mesma idéia por tras da falácia do “não colecionar selos é um hobby”… hobby é tudo aquilo que as pessoas fazem para apssar o tempo… Não colecionar selos está OK, mas gastar tempo, sites, blogs, energia e investimentos pessoais para brigar com colecionadores ou ficar convencendo pessoas a não colecionar é um hobby que gasta tanto ou MAIS tempo que colecionar selos…

    Responder
    • Pedro disse:
      28 de dezembro de 2011 às 10:55

      Eu não precisei de nenhum livro pra me tornar um. Nem de nenhuma das pessoas que você citou na Kabbalah. Ao contrário, eu os descobri depois. E nem concordo com todos eles. A única coisa que eu precisei fazer foi me questionar. E em nenhum momento falei em proselitismo. Eu não tento converter ninguém, até porque não é uma religião. O máximo é fazer uma pessoa se questionar. E pra mim, é isso que toda pessoa deveria fazer, assim como a ciência faz. Sempre utilizar o pensamento crítico. Um ateu pode muito bem não acreditar em evolução mas ainda sim ser ateu. O ateísmo é um termo usado para denominar que uma pessoa não acredita em nenhuma deidade.

      @MDD – e é aqui que o ateu fica limitado como o crente. ateus acreditam em divindades LITERAIS e, portanto, acham que elas obviamente não existem, como seres de carne e osso (ou vaporzinho, no caso de fantasmas camaradas). Os alquimistas e Hermetistas vão além. Eles possuem todas as vantagens de ser ateu (cético, questionador, buscador) sem as desvantagens (os hermetistas reconhecem deuses como SIMBOLOS de qualidades humanas e, como tais, podem valer-se deles como exemplos e inspirações). Viu a diferença?

      Nenhum ateu é obrigado a parar um momento para conversar com alguém para explicar porque religião é ruim. O que acontece é que Estado e religião tem de ser separados. E se um católico, muçulmano, judeu ou budista lutar por isso também, é ótimo. E conheço muitos que o fazem. Quando você generaliza, torna a discussão muito ruim. A impressão é que nós não somos tolerantes. Sempre estamos discutindo com todo mundo. Você acha que não tenho parentes católicos? Amigos judeus? Eu aceito muito bem todo mundo desde que não tenham preconceitos. Quando você diz que ateus são intolerantes porque discutem com tudo e com todos, é ridículo quando comparada a intolerância religiosa. E você pode contar aí como um dos pontos que separa o ateísmo de religião. Em relação aos hermetistas, não conheço sobre o assunto. Mas pelo que sei, para ser maçom, deve-se acreditar em Deus.

      @MDD – Voce é quase um alquimista. Se estudar mais as mitologias e entender os deuses e símbolos, pode se tornar um alquimista e continuar ateu :) O que lutamos e temos em comum com os ateus de bom senso é a ideologia que estado e religião (e nós colocamos tamém EDUCAÇÃO nessa lista) tem de ser separados. Não é necessário acreditar no velhinho barbudo para entrar na Maçonaria. O Deus de Spinoza também serve.

      Responder
    • Geneuronios disse:
      12 de janeiro de 2012 às 13:36

      Richard Dawkins é apenas um grande cientista que divulga as coisas que as Ciências vem provando durante décadas, décadas estas (aliás séculos também) que foram dominados pela tirania e ganância das religiões que inventaram deuses, almas, espíritos, demônios, santos, etc para dominar e amordaçar os ignorantes (quem ignora algo).
      As pessoas que estudam tem obrigação de repassar seus conhecimentos. Isto não é nenhuma pregação, apenas divulgar de onde viemos e como funcionamos. E para quem não sabe, o único livro em que Richard Dawkins combate de frente as religiões e mostra os males que delas provém é o excelente “Deus, um delírio”. Os outros são excelentes livros de Biologia, a qual é mostrada de uma maneira extremamente cativante e lúcida. Basta ter apenas um ÓTIMO ensino médio para lê-los, coisa rara no Brasil.

      Responder
      • Phd Ziriguidum disse:
        4 de março de 2012 às 12:40

        No dia em que algum ateu conseguir explicar e reproduzir como um botijão de gás vazio voltou a cozinhar por mais dois meses e mais algumas coisinhas também daí eu viro ateu

        Responder
  8. victor disse:
    26 de dezembro de 2011 às 12:58

    “Como qualquer religião que se preze, os ateus….”
    Parei de ler aí!

    @MDD – ateus lêem muito pouco, por isso são tão limitados quanto os crentes. Ia dizer que da próxima vez eu coloco mais desenhos para facilitar o seu nível de inteligência, mas mais desenhos do que isso ai é impossível kkkk

    Responder
    • Victória disse:
      28 de dezembro de 2011 às 8:36

      SÉRIO QUE VOCÊ DISSE QUE ATEUS LEEM POUCO? A, isso já é ignorância pura. Porquê você não tenta tirar a bunda da cadeira e ler VOCÊ um livro? Coisa que nós Ateus geralmente fazemos todo dia. CONHECER. CONHEÇA ANTES DE FALAR SOBRE ALGO. POHA.

      @MDD – mantenho o que disse… Voce mesma não teve capacidade para ler mais do que duas linhas, como voce mesma disse… De que adianta falar que lê mas não ler… Fica idênticos aos fanáticos crentes que dizem que lêem a bíblia mas não lêem…

      Responder
      • camilo sá e lima disse:
        28 de dezembro de 2011 às 12:47

        @MDD troll \o/ hahhaha

        Responder
      • IndoMitus disse:
        29 de dezembro de 2011 às 16:20

        O mais esquisito desse grupo de ateus irados que apareceu aqui é esse estilo “tribo urbana” que eles enfatizam. Acho importante esse distinção do MDD entre ateus e novos-ateus.
        É bizarra essa afirmação de grupo dos novos-ateus, o ateu é definido pela negação e não por valores morais, hábitos, preferências, práticas ou qualquer atividade que seja.

        Responder
        • Roberto Vasconcelos disse:
          6 de janeiro de 2012 às 21:39

          O DD sempre coloca a cenoura pendurada na frente dos cavalos e eles são incapazes de TIRAR A PORRA DA VISEIRA e olhar ao redor. Seria bom se, quando pudessem, o conhecessem pessoalmente. Vão engolir todas as asneiras que falam dele.
          Cheers.

          Responder
  9. Anarcoplayba disse:
    26 de dezembro de 2011 às 13:24

    Olha, normalmente eu evito essas discussões, mas me passou pela cabeça que o mero fato de que os Ateus ficam recortando e colando os argumentos dos seus Pontifícies (esse da coleção de selos, p.ex.) já denota o caráter religioso do Ateísmo.

    Francamente, ler textos dos Sacerdotes, decorar trechos, investir tempo e energia no esclarecimento de sua crença na inexistência de algo é tão religioso, pra mim, quanto ler a bíblia, estudar São Tomás de Aquino e meditar a respeito da natureza da alma.

    @MDD – Sim, é. Você tem toda a razão.

    Responder
    • Henrique Mota disse:
      5 de março de 2012 às 0:41

      Ótima a sua alegoria, Anarcoplayba, ao falar que os ateus “recortam e colam” argumentos dos seus Pontífices.

      Avaliando a situação dos ateus por esse prisma, isso significa que eles também colecionam selos, não? ;)

      @MDD – eles colecionam selos em branco…

      Responder
  10. eEUcomISSO [tassio bruno] disse:
    26 de dezembro de 2011 às 17:09

    pessoal, tanto newton quanto darwin nao eram ateus.
    so isso msm. abraços.

    Responder
  11. Lu ;-) disse:
    26 de dezembro de 2011 às 22:29

    Excelente post, MDD, mas ainda tá me “devendo” a árvore do Lost….hehehe

    PS: uma coisa que esqueci de te perguntar no Curso de Kabbalah, tipo…não sei se é mta viagem minha (na verdade, sei, sim, é muita viagem minha, admito, mas não custa perguntar…) rola fazer uma “árvore pessoal”, com as pessoas componentes da nossa família/amigos/relacionamento, tentando relacionar cada pessoa a uma esfera, ou é forçar demais a barra…..? entendeu o conceito…tipo…relacionar cada pessoa importante da sua vida com uma das Esferas, tomando por base as qualidades da pessoa…..?? é viável….?

    @MDD – eu nunca tinha pensado nisso, mas acredito que sim, seja perfeitamente possível, pois em nossas vidas nos agarramos aos arquétipos de maneira inconsciente e estes arquétipos vão se manifestando na forma de mentores, professores, amores, “mães”, “pais”… acho válido fazer a experiência.

    Responder
    • Igor Teo disse:
      27 de dezembro de 2011 às 15:30

      Eu já fiz esse exercício de tentar fazer a “Árvore da Vida” de sua própria vida.
      Os resultados são muito interessantes, ótimo exercício de autodescobrimento.

      Responder
      • Lu ;-) disse:
        27 de dezembro de 2011 às 16:58

        Oi, Igor! Legal, cara, vou tentar , tbm…!! Algumas correlações acho q serão mais óbvias, outras não,né? Mas vou tentar, sim! Valeu pelo feedback.

        PS: curiosidade…vc tentou fazer isso durante o período do Omer…? deve dar uma potencializada, né…?

        Pax!

        Lu ;-)

        Responder
        • Igor Teo disse:
          27 de dezembro de 2011 às 17:43

          Sim, algumas correlações são bem óbvias, outras serão frutos de uma profunda introspeccção. Mas é interessante fazer essa “Árvore da própria Vida” porque você passa a pensar muito mais no papel que as outras pessoas vivem em você, assim como percebe muita coisa que não havia sequer pensado antes.

          Não lembro a data que fiz, mas não foi nenhum dia em especial não.

          Abraço, e boa sorte!

          Responder
    • Lu ;-) disse:
      27 de dezembro de 2011 às 17:05

      Ok, tio, vou fazer, acho que vai ser interessante!!

      Abração;

      Lu ;-)

      Responder
    • Thiago Habib disse:
      3 de janeiro de 2012 às 9:40

      Lu, depois do que você falou, também fiz relações mentais que não tinha feito até agora.
      Penso que todo trabalho de psicoterapia, independente da abordagem utilizada, visa justamente à obtenção dessa consciência – quais arquétipos regem minhas atitudes e como devo me posicionar diante deles. E desenhar a árvore pode dar um nível de clareza muito bom. Descobrir quem é cada personagem na sua vida é fundamental para o autoconhecimento (quem é a grande mãe, o grande pai, o que te aproxima mais da espiritualidade, o que te aproxima mais da carnalidade, etc.)
      Realmente, achei fantástica a relação que você fez e isso vai me ajudar muito na minha caminhada.

      Responder
  12. Anarcoplayba disse:
    27 de dezembro de 2011 às 13:27

    Ah, outra coisa: Colocar o link do Teoria da Conspiração no Caminho que une Netzach a Hod foi intencional? I mean: foi por causa do Caminho ou de coisas mais simples como a Diagramação?

    @MDD – Deve ser coincidencia…

    Responder
  13. " Não colecionador de Selo" Thiago disse:
    27 de dezembro de 2011 às 18:57

    Desculpe trollar o Daniel Dannet , mas Lancet Fluke, (Dicrocoelium lanceolatum) ( http://www.youtube.com/watch?v=o9Vs11goU6c ) é tema no Resident Evil 4 kkkkk o cara tava jogando e teve um insight .

    @MDD – kkkk… mas o video é sensacional. Especialmente a parte onde o ateu materialista mais casca grossa fala “Encontre algo na vida maior do que você é e dedique sua vida a isso” que é a descrição da Verdadeira Vontade e Busca por Tiferet e esbarra perigosamente no conceito ocultista de que Pensamentos são seres vivos e os corpos são apenas computadores pilotados por eles…

    Responder
  14. Fish disse:
    27 de dezembro de 2011 às 19:06

    Del Debbio,

    Dia desses tive uma experiência realmente assustadora. Estava praticando ocultismo e magia há alguns meses, um dia de repente, após uma leitura, comecei a sentir o que começou como um desconforto irritante mas que evoluiu para uma dor lacinante na nuca, como se estivesse queimando em brasa, senti um medo descomunal, um pânico que não teve fins, pensamentos de suicidio começaram a inundar minha mente, pensei realmente que ia morrer, nada do que eu havia aprendido fez aquilo parar.

    Naquele momento, mesmo sem fé alguma e esperança de salvação, diante da morte e das incertezas do futuro, supliquei perdão a Deus e a Jesus Cristo, foi uma semana difícil que passei, acordava a noite sentindo realmente uma presença ruim ao meu redor, uma vez acordei mas senti uma pressão impedindo que meu corpo todo se mexesse por algum tempo, fui a uma Igreja Batista onde os ministros rezaram muito por mim, no fim pude sentir paz novamente, mas uma paz diferente de antes, uma paz que nunca havia tido pelo ocultismo. Axei que fosse morrer, mas graças ao Senhor Jesus Cristo estou vivo.

    Del Debbio, estou escrevendo isso para perguntar a vc se realmente vc crê que há alguma verdade no ocultismo? Vc realmente não crê que aja alguma maldade por detrás de todos esses “misterios ocultos” agora revelados? Não lhe ocorreu que tudo isso possa ser meramente uma baita de uma enganação espiritual, um imenso teatro que o Diabo aprontou para nos ludibriar?

    Depois de analisar toda a minha história de vida, incluindo estes últimas 5 anos em que havia estudado e praticado ocultismo, os desdobramentos e como Deus me libertou, eu não consigo pensar diferente.

    Paz do Senhor.

    @MDD- hahahah voce estava “praticando o ocultismo” quando foi penetrado por Jesus? E doeu muito? Hahahah

    Responder
    • Guedes disse:
      28 de dezembro de 2011 às 11:52

      Caramba que briga feia. Aos Ateus pensem: “minha verdade não anula a sua”. A briga para provar que algo existe ou não, é das antigas. Talvez a consciência de vocês, esteja enganando. Pois até mesmo os “estudantes e praticantes” de ocultismo que se intitulam e pronunciam aqui, deveriam saber de uma máxima, só se pode ver algo quando está preparado. Ninguém olha pro sol diretamente sem estar devidamente preparado.

      Responder
    • Felipe disse:
      28 de dezembro de 2011 às 12:24

      O_o
      Não consigo acreditar que esse comentário foi real.
      Tem comentário que eu acho que é sacanagem, não é possível. =]

      Responder
      • Padre Judas disse:
        31 de dezembro de 2011 às 16:01

        É óbvio que o comentário do “Fish” não é verdade. Para começar, se ele fosse mesmo um ocultista, saberia se defender do que seria um óbvio ataque astral sem precisar apelar para uma egrégora repressora como o Jesus-Apolo dos nicênicos (eu chamo assim os que se submetem à doutrina definida por Constantino e os bispos corruptos de Roma durante o Concílio de Nicéia). Se precisasse mesmo invocar uma egrégora, usaria o Cristo Gnóstico ou, melhor ainda, um deus marcial, como Ares, Mitras ou São Miguel Arcanjo.

        Pelo menos, eu penso assim.

        Obviamente, o “Fish” em questão nem deve ser “cristão”, pois se o fosse já incorreria claramente em um pecado óbvio: o da Mentira. Segundo suas próprias crenças, vai pro Inferno abraçar o Capeta. Já era.

        Responder
    • tUtu disse:
      6 de janeiro de 2012 às 15:56

      ele estava com pressão arterial alta e não sabia….kkkkkkkkkkkk

      Responder
    • Vinícius disse:
      8 de janeiro de 2012 às 21:42

      “Estava praticando ocultismo e magia há (alguns meses).”

      “Depois de analisar toda a minha história de vida, incluindo estes (últimas 5 anos) em que havia estudado e praticado ocultismo”

      Estranho, muito estranho.

      Responder
  15. Eliseu disse:
    27 de dezembro de 2011 às 20:58

    Ateísmo não é religião.

    Não acreditar em qualquer coisa ou alguém que diz ser deus não o torna em momento algum religioso.

    Não há nada que possa unir a condição ateísta para com qualquer tipo de religião que já inventaram e provavelmente irão inventar.

    Entendo seu ponto de vista, muito pelo modo com que alguns “ateístas” encaram fervorosamente, como se fosse uma religião, quem não converge de suas ideias. Mas você comete um erro incrível para quem é da comunidade ateia ao ligar o ateísmo à religião.

    @MDD – na verdade, voces é que morrem de medo de ficarem nivelados aos “demônios” que perseguem com tanta fúria.É quase a mesma coisa que falar para um católico que o paganismo está no mesmo patamar que a religião dele!

    A Kabbalah, que não vejo importância alguma, é uma de diversas correntes que os ocultistas se lançam para tentar explicar as contradições grotescas dos chamados “livros sagrados”. No entanto, a ilustração é uma boa sátira, nada além disso. E já que o ocultismo gosta tanto de analogias, Newton é como se fosse o negativo, no montante inteiro de pólos positivos.

    @MDD – Outro ponto de ignorância sua, que deveria estudar mais e entender o que a kabbalah representa ao invés de escrever uma abobrinha dessas: “é uma de diversas correntes que os ocultistas se lançam para tentar explicar as contradições grotescas dos chamados livros sagrados”. Em um blog como esse, as pessoas vão achar que você é um coitado sem instrução alguma dando palpites baseado nos seus dogmas e crenças. Não passe essa vergonha de falar besteiras sobre o que não conhece… estude mais e conheça o assunto que está se metendo a “corrigir” e “aconselhar” antes de comentar.

    Responder
  16. Pe disse:
    27 de dezembro de 2011 às 21:03

    Aqui nos comentários temos a prova definitiva da Evolução, pois vemos que os ateus militantes ( tb conhecidos como neo-ateus e pseudo-céticos) evoluíram de um tipo de papagaio antigo que só sabia repetir o que os outros falavam (como o truque do selo), over and over again. De lascar heim…rs….

    Abs.

    Responder
  17. Victória disse:
    28 de dezembro de 2011 às 8:12

    Meu Querido(a), primeiramente o ateísmo NÃO É UMA RELIGIÃO ! é uma ausência da mesma, ou você acha que uma tv desligada é um canal? poupe-me de sua falta de inteligencia. Nem mesmo passei da segunda linha de seu texto, sinceramente espanto-me em ver quantas pessoas não são dignas de atenção. Vá estudar, vai.

    @MDD – a mesma ladainha falaciosa… De que adianta a tv estar desligada se os ateus passam a tarde toda olhando para ela? Pena que voce não teve capacidade nem para passar da segunda linha do texto, se estudasse mais, com certeza seria capaz de muitas coisas na vida.

    Responder
  18. Victória disse:
    28 de dezembro de 2011 às 8:32

    Mova esse seu traseiro da cadeira e vai estudar. O ATEÍSMO NÃO É DE FORMA ALGUMA UMA RELIGIÃO, é a ausência de todas elas. Uma TV que está desligada com certeza não é um canal. Alguém sem religião não tem religião. Isso é bem óbvio, mas tem alguns seres humanos que parecem que de alguma forma regrediram, poderiam ser considerados macacos, ou no minimo com uma idade mental de 5 a 6 anos. Nós repetimos as frases de grades nomes ateístas pois eles entenderam muita coisa, são cientistas que fizeram descobertas maravilhosas que ninguém sequer imaginara.

    @MDD – de novo, o fanatismo ateu… Falácias de autoridade, falácias de tv desligada, falácia de ataque ad hominen e apenas repetem chavões e frases feitas, tal qual os crentes repetem versículos da bíblia.

    Eles expressaram de forma simples em algumas frases suas teorias. E uma pergunta para o senhor/senhora, qual é a sua religião? Porque se você rejeita a NÃO-CRENÇA-EM-DEUS então você teria que ter alguma religião que ACREDITA EM ALGUM DEUS, coisa que os ateus não fazem. ATEUS NÃO ACREDITAM EM DEUS, PARA TER UMA RELIGIÃO VOCÊ NECESSARIAMENTE DEVERIA ACREDITAR EM ALGUM DEUS! Agora ficou mais fácil. Se você não entendeu, foda-se. Não me importo. Tentei espalhar conhecimento.

    @MDD – o comportamento dessa senhora eh idêntico ao dos crentes que aparecem poraqui… Jah começou a escrever tudo em caixa alta, confunde religiosidade com religião, não tem capacidade para ler mais do que dois parágrafos de um texto antes de comentar e no final lança a versão ateísta de “Jesus te ama”. Chega a dar pena…

    Responder
    • André B. Victoria disse:
      30 de dezembro de 2011 às 11:58

      O importante não é considerar o ateísmo tão irritante quando as religiões fundamentalistas, é achar um modo de se sentir superior a ambos. Estudei ocultismo a sério por muitos anos, inclusive cheguei a me encontrar pessoalmente com alguns autores deste blog. Porém ao meu ver, há uma irritante inconveniência, tanto por parte de ateus como crentes e ocultistas. Que acham que devem “vender seu peixe para outros” que não querem comprá-lo. Isto pode ser mais ou menos expresso “minha verdade é mais verdadeira que a sua, você que não é suficientemente capaz de compreendê-la. Por isto, indiretamente (e muitas vezes não de forma consciente) me sinto superior a você”. Quanta baboseira esse tipo de discussão, só servem para alimentar o ego de quem a fomenta. É a maldita utopia que o inimigo está no poder, e que “nós” fazemos parte do povo escolhido, iluminado, desperto. Toda religião, governo totalitário, ou escolas ocultitas (mas de forma menos direta), parecem seguir esta utopia. Algumas destas chegam num nível ainda pior, te elevando a um patamar que você não está, acariciando seu ego com bobagens, fazendo você se sentir “especial” do resto do povão. Prestem atenção, ocultista ou não, ateu ou não, crente ou não, somos HUMANOS. Fadados aos mesmos erros de julgamento. Não é o ocultismo ou o ateísmo que irá providenciar uma solução final a isto. O que vai ajudar, e muito, é bom senso na hora de fazer certas afirmação. Tolerância ajuda também viu.

      Abraços Fraternos,

      André

      Responder
      • Leandro Gomes disse:
        9 de janeiro de 2012 às 10:27

        Esse é o ponto!
        Só uma palavra: PERFEITO.

        Responder
  19. Bárbara Brum disse:
    28 de dezembro de 2011 às 11:59

    O Mais legal, é como eles chegam ate aqui, um blog DECLARADAMENTE ocultista, e ofendem, gritam, “blasfemam” como se estivessem em sua propria casa.

    Nao acreditam, no que acreditamos, blz.. livre arbitrio, agora,é a mesma coisa que o pessoal daqui, chegar nos blogs de discussao sobre o ateismo e tal, e começar a ofender a todos.

    Religiao nao define carater, mas respeito ao próximo sim.

    Se nao concordam, nao venham ate aqui.

    Responder
  20. Francisco disse:
    28 de dezembro de 2011 às 12:07

    Da mesma forma que os de fé ajudaram a construir o mundo, como os Egípcios por exemplo, os críticos e filósofos também ajudaram, afinal de contas, sem o ceticismo e a descrença não existiria a Revolução francesa, e neste caso específico, foi a incerteza e a dúvida que fez o mundo evoluir, em outras épocas, foram os ocultistas, em outras os budistas, ,.. O que quero dizer é que todos cumprem o seu papel, o fato de vc achar que Dawkins é o Jesus dos ateus é só uma opinião sua e não muda o fato de que ele trouxe contribuição para o conhecimento científico envolvendo os genes e a evolução. Todos contribuem de alguma forma, crentes, ateus, agnósticos, ocultistas, budistas e etc… aprendemos a conviver pelas diferenças e não pelas semelhanças. Vc coloca neste post detalhes como se fossem negativos e inúteis, mas não são. Basta olhar mais de perto.

    Darwin te ama..

    @MDD – Se voce algum dia estudar a Kabbalah e ENTENDER o que cada esfera significa e representa, verá que o post, na verdade, é um ELOGIO a estas figuras, que eu admiro, ou não os colocaria no mesmo patamar de um panteão. A zoeira está nos ateus fanáticos que não tem capacidade de entender o que é um símbolo.

    Responder
  21. HiroNakamura disse:
    28 de dezembro de 2011 às 13:03

    Pior do que ler sobre fanatismo ateísta é ver na pratica ele em ação.

    Se alguém agride minha “crença” espiritual (e não foram poucas vezes) eu me limito a no máximo, esclarecer um ponto específico (se houver espaço para o diálogo).

    Ver essa irritação toda, por causa de uma simples brincadeira, mostra que a fé na não existência de Deus(es) não é tão forte assim.

    Responder
  22. Ateu disse:
    28 de dezembro de 2011 às 21:30

    Sou ateu, vim de uma família de formação acadêmica, não dá pra aceitar que ateísmo seja religião.

    Ateísmo não é o mesmo que irreligião, ateísmo é contrário a crença em deus, deuses ou outras divindades. Enquanto que alguém irreligioso é contrário a religião, àquele que não depende de religiosidade.

    Eu como ateu, sou contra qualquer fanatismo religioso, mas acredito que a religião, para quem precise dela, é benéfica e, em alguns casos, conduz moralmente um indivíduo. Digamos que faço parte do chamado ateismo 3.0, uma concepção mais “light” do ateísmo.

    Responder
    • Phd Ziriguidum disse:
      4 de março de 2012 às 18:08

      Religião, de “religare”, significa religar. Oras, isto com o sentido de religar o indíviduo com o espiritual, no sentido antigo, estrito.

      Porém, foi perdendo sua identidade com o passar dos anos, sendo hoje mais definida pela sociedade de um modo geral como um grupo de pessoas pertencentes a esta ou aquela corrente religiosa, agrupando as pessoas de acordo com as suas crenças. Bom, neste novo sentido não seria errado então incluir os ateus numa certa forma de religião, pois todos os indivíduos acabam defendendo suas crenças particulares.

      A falácia ateísta de que o qteísmo não é uma religião seria verdadeira se fosse analisada pelo sentido antigo, estrito, da palavra; porém, sendo analisada pelos contextos hodiernos, pode muito bem ser incluída como uma religião, onde as pessoas se identificam e defendem com unhas e dentes seus ideais.

      Responder
  23. Cristian Weissmann disse:
    28 de dezembro de 2011 às 22:20

    Olá MDD, esses posts sobre a kabala são muito interessantes, seria possivel uma relação da kabala com os x-men da mesma maneira que foi feito com os personagens de jornada nas estrelas?

    @MDD – Tem de ver se é possível. Nos casos que a gente fez, os autores fizeram PROPOSITADAMENTE estas correlações. ao contrário do que um leigo pode pensar, não fomos nós que ficamos escolhendo “quem vai onde” mas sim o autor da obra (Harry Potter, Rio, Star Wars, Star Trek, Senhor dos Aneis, etc…) que criou seus personagens baseado nos arquétipos (consciente ou inconscientemente); nós apenas apontamos qual é qual. Mas isso não significa de maneira nenhuma que todo show ou programa ou HQ siga esta orientação.

    Responder
  24. Fish disse:
    28 de dezembro de 2011 às 22:29

    Del Debbio sinceramente agora me decepcionei muito com vc. Vim aqui compartilhar experiências de vida, não usei caixa alta aqui, nem versículos bíblicos, apenas a msm linguagem que sempre usei por aqui, mas fui tratado com um desdém impressionante.

    mimimi mimimi

    @MDD – Cara, me poupa dos choramingos. Qual foi EXATAMENTE a experiencia tão terrivel que voce teve que foi causada por “praticar o ocultismo”? O que EXATAMENTE voce fez que “foi aconselhado por mim ou pelo meu blog” e que causou a sua “experiencia assustadora de quase suicidio” que fez voce correr pra debaixo das saias do Jesus?
    E quanto à sua pergunta se “eu realmente não acredito que o ocultismo não passa de um teatro do diabo” não tem como eu não achar mais retardada do que isso. Desculpe a sinceridade. Minha paciencia com “testemunhos de ex-ocultistas que viraram crentes” acabou faz tempo.

    Responder
  25. Vinicius disse:
    29 de dezembro de 2011 às 2:36

    Não sei se foi sua intenção lançar esse post justo agora por causa disso, mas o interessante é que essa questão de “ausência de crença” X “crença na inexistência” foi o que deflagrou um cisma bizarro entre as igre… os grupos de ateus nos últimos dias.

    Um cara que vou identificar apenas como “Ateu do Superpop” deu a definição de “ausência de crença” porque achava que ela era menos exclusivista, podendo reunir uma quantidade maior de pessoas, incluindo gente que se dizia não-crente, mas não queria saber de guerrinhas. Imediatamente ele foi rebatido por outro ateu, líder de um grupo que vou chamar apenas de “Testemunhas de Jeová Voador” que defendeu a definição de “crença na inexistância”.
    Achei surpreendente que esse líder em especial, cujos membros do rebanho ritualisticamente precisam dizer cem vezes por dia “ai como sou racionalista”, definisse o ateísmo como “crença”. Mas, claro, uma crença na “negação”.

    Mas o que aconteceu foi que ao longo de semanas, essa questão semântica de relevantíssima importância para o futuro da humanidade foi motivo de ataques, ofensas e cismas que fariam inveja a qualquer reunião de bispos medievais que estivesse discutindo a natureza do Espírito Santo…

    @MDD – eu posso resumir a questão de maneira simples. O Kentaro, um dos poucos céticos de bom senso no Brasil, não apenas pulou fora do bule afundador como pediu para ter suas “honrarias” e “titulos’ removidos de lá, terminando por chutar os fanáticos do projeto haan. Independente dos outros ateus também rejeitarem a proposta fanatica dos cabeças de bule, isso para mim diz muita coisa.

    E isso significa que, sendo o ateísmo uma religião ou não, existem ateus que acreditam que ele no mínimo é “uma crença”. Mais do que isso, existem ateus que acreditam que o ateísmo liberta, é o caminho estreito da salvação. Que acreditam que não basta o novo ateu ter conseguido ver a luz e seguir sua vida, ele precisa se juntar a outros e não apenas atacar a religião, a fonte do mal, nas redes sociais como também abrir os olhos do maior número de pessoas para a verdade, salvando-as também.

    @MDD – “O ateísmo liberta”… genial!

    Sendo religião ou crença, ou sendo “ausência de crença”, isso não importa. O que importa é que o comportamento dessas pessoas é idêntico ao pior que existe nas religiões exclusivistas. Mudou a perspectiva, mas não mudou a mentalidade dessas pessoas. Os mecanismos são os mesmos. Um crente que muda para o ateísmo nesses termos, é como um crente que apenas tivesse mudado de religião. É como a visão que muitos tem de São Paulo, o apóstolo: de judeu fanático, para cristão fanático. Poderia muito bem ser ateu fanático.

    Acredito que esse e apenas esse grupo de ateus seja o alvo da parte piadística do post, e por essa razão, acho que nem todos os ateus que chegarem aqui deveriam se sentir ofendidos. Se você é ateu, mas não precisa dizer todo dia o quanto é racional para se exibir na frente dos outros, se não precisa reagir como se estivesse ofendido diante de qualquer manifestação da religião alheia, se não está disposto a virar um missionário do ateísmo… enfim, se você é ateu, mas sua vida não se resume apenas a isso… não há razões para se sentir ofendido.

    @MDD – Sim, é esse grupo mesmo. A maioria dos ateus de bom senso dá risada destas minhas provocações e sabe que estou trollando os fanáticos da mesma maneira que gosto de trollar os fanáticos crentes.

    Responder
  26. A.J. disse:
    29 de dezembro de 2011 às 4:02

    Adoro tuas postagens Marcelo, estudo Kabbalah há um tempo, já li e tenho lido muitos textos em seus sites, e pelo que pesquiso vejo que suas publicações são muito coerentes, a única coisa que estraga é tua arrogância.

    @MDD – Não sou arrogante; sou sarcástico e ao mesmo tempo intolerante com gente burra que quer vir dar liçao de moral ou posar de gatinho sem ter conhecimento. E também sou professor de Semiótica, o que significa que tenho um dom para irritar pessoas escrevendo justamente o que vai pegar bem pesado nas crenças delas. Vê? São coisas bastante diferentes.

    Responder
  27. Fish disse:
    29 de dezembro de 2011 às 12:17

    E vc realmente axa que eu vou levar seus comentários mais a sério dps de ver o meu editado dessa forma ridícula? Só para constar, estava seguindo o maldito sistema do Franz Bardon, já estava praticando exercícios do segundo grau e durante uma leitura dos graus seguintes do livro que todos vcs consideravam “seguro” uma opressão vinda literalmente do nada explodiu na minha mente e a qual nada fora o Verdadeiro Deus conseguiu me Libertar e me dar Paz .

    Que o Verdadeiro Jesus te Ilumine e te Abençoe.

    @MDD – deixa ver… voce desrespeitou a ordem correta dos exercícios, abriu brechas para que forças antagônicas o atacassem e a culpa é do Franz Bardon? desculpa, mas não é por ai… e provavelmente as forças de opressão que te atacaram são justamente essas egrégoras evangélicas.

    Responder
  28. Alan disse:
    29 de dezembro de 2011 às 13:55

    @MDD: “O que lutamos e temos em comum com os ateus de bom senso é a ideologia que estado e religião (e nós colocamos tamém EDUCAÇÃO nessa lista)”
    Interessante, então qual seria a melhor forma de educação?fiquei curiosos agora, também pelo fato de achar a educação brasileira muito falha

    E fugindo um pouco do assunto o que vc acha desse pastor aqui, ta ele pode ser mais um picareta, mas é o maior GÊNIO que eu já vi ashaushuahsuahsuahsuahsuah

    Responder
  29. Alan disse:
    29 de dezembro de 2011 às 14:06

    Viajando “um pouquinho” só até parece um golpe da ICAR para fazer os fiéis voltarem a ser católicos com medo do apocalipse

    Responder
  30. Boschiero disse:
    30 de dezembro de 2011 às 8:32

    Ateísmo é crença na não existência de algo, pois você não pode provar que Deus não existe. Não está na esfera da ciência e não é filosofia pois também trata do aspecto religioso de tudo o que o ateísmo condena.

    No mais, NEWTON NÃO ERA ATEU

    @MDD – Voce disse tudo: ateísmo é crença em algo.

    Responder
  31. Colecionador de selos disse:
    30 de dezembro de 2011 às 10:08

    É uma pena mesmo que a maioria dos ateus tenha se tornado essa caricatura de evangélicos às avessas.

    Responder
  32. sergio disse:
    2 de janeiro de 2012 às 0:48

    Parabéns. Muito bom o texto. O ateísmo está cada vez mais parecido com uma religião neo-pentecostal.

    Responder
  33. José Goiana disse:
    2 de janeiro de 2012 às 20:49

    E o Moore arrebentou mais uma vez…

    Ele gravou uma mensagem de Feliz Ano Novo e…

    PARECE ATÉ QUE ESTAVA ACOMPANHANDO ESSA DISCUSSÃO DE 118 COMMENTS!

    Esse post TINHA que vir acompanhado desse pequeníssimo, mas profundo, trecho.

    ” Olá todo mundo, meu nome é Alan Moore e eu ganho a vida inventando histórias sobre coisas que nunca aconteceram de verdade.

    Quando o assunto são minhas crenças espirituais, talvez seja por isso que EU VENERE UM DEUS-cobra de cabeça humana do século 2 chamado Glycon, que foi DESMASCARADO como sendo um boneco de ventríloquo há quase dois mil anos. Famoso por todo o Império Romano, Glycon era a criação de um empreendedor conhecido como Alexandre, o Falso Profeta, que é um péssimo nome para os negócios.

    O corpo do boneco consistia de jibóia domada, enquanto sua cabeça artificial tinha olhos com pálpebras pesadas e vasta cabeleira loira. Em muitos aspectos, Glycon parecia-se um pouco com Paris Hilton, porém mais simpático e biologicamente mais crível.

    Deixando o visual de lado, me interessa um deus-cobra PURAMENTE COMO SÍMBOLO, na realidade um dos mais antigos símbolos da humanidade, que pode representar sabedoria, cura ou, de acordo com o antropólogo Jeremy Narby, a própria espiral serpenteante de nosso DNA.

    Mas também me interessa um deus que é VISIVELMENTE um boneco de ventríloquo. Afinal, É ASSIM QUE USAMOS A MAIORIA DAS NOSSAS DIVINDADES. Podemos olhar nos muitos livros sagrados e, ao escolher uma passagem ambígua ou determinada interpretação; podemos fazer que nossos deuses justifiquem nossas próprias agendas atuais. Podemos FAZER com que eles falem O QUE NÓS QUISERMOS que eles falem.

    A grande vantagem em ADORAR UM FANTOCHE DE VERDADE é que, obviamente, se as coisas saem do controle, nós sempre podemos colocá-los de volta na caixa. E você sabe, não importa que eles QUEIRAM OU NÃO VOLTAR para a caixa, ELES TÊM QUE VOLTAR.

    Em todo o caso, muitíssimo obrigado por ouvir a mim e Glycon, um feliz ano novo a todos vocês!”

    O Caps Lock eu coloquei de propósito pq certas pessoas não conseguem ler nem meia dúzia de linhas. Ou pescar a idéia toda…

    Abraço!

    José Goiana.

    Responder
  34. Lierce Santos disse:
    4 de janeiro de 2012 às 11:49

    Ótimo post.
    Eu ri horrores com “divindades trolladoras”, “alegam nem existir um “ponto G”” e “Jesus dos ateus”.
    XD

    Responder
  35. Duende disse:
    6 de janeiro de 2012 às 9:44

    Aos ateus e curiosos recomendo assistirem o epi de south park GO, god, GO
    [spoiler] http://pt.wikipedia.org/wiki/Go_God_Go [/spoiler]

    http://www.southparkstudios.com/full-episodes/s10e13-go-god-go-xii

    Unified Atheist League x Allied Atheist Alliance x United Atheist Alliance
    ahahahahah

    Responder
  36. Anubis disse:
    6 de janeiro de 2012 às 18:21

    À todos aqueles que não acreditam em deus vou dar uma receitinha para provar que deus existe. Infalível e não tem como contestar o resultado. Corte fora o dedo indicador do seu pastor (aquele dedo que tá sempre levantado apontando pra cara dos outros). Corte fora esse dedo e queime ele no fogo de modo que jamais possa ser reimplantado cirurgicamente. Destrua o dedo. Então convoque toda a congregação para orar e pedir a deus pelo dedo do pastor que é um homem de deus e precisa daquele dedo. Toda a congregação deve orar com fé para que o resultado seja positivo e pedindo arduamente a deus pelo dedo do pastor. Se o dedo nascer de novo será a prova que deus existe. Mas se não der certo não desanime. Aquele pastor pode ter pecados que faça deus achar que ele não merece tal milagre. Procure outro homem ou mulher mais santo. Repita o processo até encontrar alguem que realmente mereça o milagre mas não se esqueça de sempre destruir completamente o dedo. Um reimplante cirurgico não pode ser usado como prova da existencia de deus. O dedo tem que nascer do nada, ser funcioal, com unha e tudo, e que permita a tal homem ou mulher poder apontá-lo para a cara dos outros como habitualmente fazem. O dedo nasceu, deus existe.

    Responder
    • Mariana disse:
      11 de janeiro de 2012 às 9:52

      Rapaz, você está, entre outras coisas, confundindo “Deus existe” com “Deus se importa”.

      Responder
  37. Angelo disse:
    7 de janeiro de 2012 às 15:07

    Marcelo, no que tu acredita? Onde posso achar material sobre tua crença/modo de vida?

    @MDD – eu acredito na filosofia. Não existe um livro que resuma o que eu acredito porque, se existisse, eu estaria me limitando.

    Responder
  38. Valéria disse:
    8 de janeiro de 2012 às 21:17

    Eu gosto tanto quando quem defende os extremos fica irritadinho…. =]

    Responder
  39. Geneuronios disse:
    12 de janeiro de 2012 às 13:24

    Ser Ateu é simplesmente saber das nossas origens animais e saber como funcionamos. Todos os nossos sentimentos, ações, pensamentos, livre-arbítrio são APENAS, mas maravilhosas e complexíssimas reações químico-elétricas do nosso corpo (cérebro incluso). Portanto o Ateu sabe que nenhum deus nos criou, nenhum deus nos controla. Leiam sobre Neurociências, só para dar um exemplo, para entender o que é o sentimento chamado de Amor. Pura química. Sem alma, espírito,etc.

    @MDD – Desculpe, mas não acreditar em velhinhos barbudos ou seres sobrenaturais não quer dizer grandes coisas por aqui… já avançamos muito mais longe do que isso. Eu sei que voces, ateus, ficam maravilhados quando descobrem que não existe “deus-criador”, mas voces acabam empacando no materialismo dogmatico em seguida. Trocam uma amarra por outra.

    Responder
  40. Leonardo disse:
    13 de janeiro de 2012 às 15:26

    Muito engraçado. Como ateu, penso que isso é até certo ponto verdade, realmente considero alguns dos indivíduos citados como exponentes no pensamento ateu, ainda que não veja isso como uma adoração no sentido religioso da palavra.

    @MDD – Fantástico. Que tal pensar neles como “exemplos a serem seguidos”? Vai te facilitar a compreensão de como ocultistas consideram os deuses.

    Responder
  41. glaucia disse:
    22 de janeiro de 2012 às 10:18

    Só sei que o principal argumento de não crer em algo, é que esse algo nunca aconteceu na vida da pessoa. Como muitas religiões tem como aspecto fundamental a fé, gera esse conflito entre, religião, religiosidade e crença.

    É como a fé na lei da gravidade. Tudo centro de massa exerce força de atração a outro centro de massa.

    Se a pessoa nunca presenciou eventos magnéticos ela cre na inexistencia de que ao se lançar um objeto na atmosfera terrestre que ele não caia.

    Considero as experiencias religiosas no mesmo ponto. Sejam elas experiencias reais que ainda não podem ser comprovadas por equipamentos cientificos ou sejam elas psicoses, não cabe a mim, na minha experiencia, julgar o q são.

    Mas o q mais curto é a máxima do padre quevedo…. Qualquer evento parapsicológico ocorre em um raio de 40 metros de alguem (o q eu considero uma distancia realmente considerável) e que ele acredita em auto-combustão.

    Se esses fenomenos acontecem por conta do proprio ser humano, seja como antena, seja como ele proprio o canalisador (consciente ou inconsciente) ja me aponta que existem coisas que muito provavelmente só entenderei com a morte, e não tenho pressa de entender.

    Mdd, exelente texto.

    Responder
  42. David disse:
    13 de fevereiro de 2012 às 11:49

    tem que ser muito estúpido para chamar ateísmo de religião !

    Santa ignorancia.

    @MDD – Se voces estudassem o Richard Dawkins ao invés de simplesmente venerá-lo, veriam que o Ateísmo é um meme e, como tal comporta-se de maneira igual a qualquer religião; às vezes mais fanáticos e agressivos que os crentes em divindades.

    Responder
  43. Natalia disse:
    13 de fevereiro de 2012 às 14:26

    Depois de tanta discussão besta entre vocês. E olha que eu li quase todos os comentários e praticamente nada me agregou referente ao post. Enfim… acho que vocês entenderam. Um desastre toda essa briga.

    Agora eu vou perguntar algo e quero que TODOS VOCÊS que comentam no post, o del me respondam. A pergunta é muito importante ein. E estou deixando em aberto para vocês responderem EXATAMENTE o que eu estou perguntando porém com a mente aberta dando todo o seu conhecimento.

    “Quem pratica cabala é ateu? Quem é ateu pratica cabala?”

    PS: Essa questão me foi posta, porém não dessa forma que eu estou perguntando. E me fez ponderar até que ponto uma coisa influência a outra. Pelo o MEU ponto de vista, é de que ateu não pratica cabala e cabala é uma religião, logo os dois não se batem. Mas indiferente a minha opinião, apenas respondam aí sem brigas. Aqui o conhecimento deverá ser multiplicado e não subtraído como você estão tentando fazer nos coments, um anulando o conhecimento do outro.
    Peço desculpa por qualquer frase que não tenha sido expressada da forma correta. Aguardo aí a manifestação do CONHECIMENTO de vocês. Obrigada.

    @MDD – Estudar a Kabbalah independe de crenças pessoais… É uma filosofia de compreensão do Universo e pode ser estudada por ateus, crentes e magos, por agnósticos, budistas e evangélicos. O que vai diferenciar é o grau de compreensão dos estudos, pois cada um desses tipos é limitado por seus estudos e conhecimentos de vida.

    Responder
  44. Mandrake disse:
    14 de fevereiro de 2012 às 9:22

    Como não tem cursos no interior, gostaria de aprender kabbalah através deste blog, mas fica complicado porque as informações estão espalhadas, não há uma sequência, ou sei lá, como uma escada, para que eu possa evoluir no aprendizado. Tá certo que vai vir trollagem “fritas acompanham o pedido?”, mas mesmo assim, me arrisco.

    @MDD – Nao… é um pedido justo… aguarda mais um pouco, estou terminando os testes com os primeiros cobaias… digo membros do Grupo de Estudos e assim que estiver funcionando, teremos um roteiro bacana pra quem quer começar a estudar Hermetismo aqui.

    Responder
  45. Gepe disse:
    25 de fevereiro de 2012 às 7:02

    Nietzsche, o ateu mais religioso de quem já ouvi falar, escreveu “deus é tudo aquilo que o homem não consegue compreender”. A idéia é de que, a medida que o homem vai compreendendo os fenômenos naturais, deus vai deixando de existir ou diminuindo. Ocorre, no entanto, que a cada passo avançado no campo do conhecimento vislumbra-se uma área muito maior a ser explorada. Deus estaria crescendo, então, ou estaríamos descobrindo que ele é muito maior do que parecia. Mas se existe ou não é assunto para outra divagação.

    Responder
  46. roberto disse:
    2 de março de 2012 às 23:58

    Qualquer forma de crença é inutil. Ser crente é tão idiota como se fazer chamar de ateu. Ateu é aquele que não crê deus, fazendo já a presunção de que existe deus, somente não se crê nele. Quanto ao crente, se for católico, alega ser monoteísta e debocha dos que são chamados por eles de pagãos, porém, acredita de uma forma que a todo momento estão criando novos pequenos deuses, somente não chamam por esse nome e sim santos. Já os crentes cristãos não católicos, principalmente os pentecostais, aumentaram o caráter predatório e corrupto do deus de israel e por consequência dos cristãos, onde, se se pagar o dízimo e fazer seus sacrificios, deus lhes dará em dobro, parecendo que esse deus irá efetuar uma aplicação muito boa na bolsa e dividirá os lucros. Qualquer deus que venha a atender a um pedido de um crente, judeu, católico ou protestante, é um corrpto em potencial, pois, terá que alterar a ordem normal para o atendimento em que lhe foi oferecido vantagens pelo dízimo ou sacrificio. Um verdadeiro deus não precisa nem quer que lhe prestem reverência. Um verdadeiro deus, com o nome real que deve ser dado, criou o que deveria criar, imprimiu sua inteligência em tudo e em todos e nada poderá fazer para mudar o que foi criado e programado para se multiplicar. O resto é mentira e engodo, utilizada para o controle mental e o domínio da grande massa inerte e imbecil.

    Responder
    • Phd Ziriguidum disse:
      4 de março de 2012 às 18:39

      Aqui mostra claramente a errônea visão que se tem do dízimo bíblico; o dízimo deveria ser em forma de alimentos e comido pelo dizimista junto a sua família, a família do sacerdote no momento, famílias carentes, estrangeiros, viajantes, etc…

      Enfim, o dízimo era mais uma forma de ajuda humanitária que esta pouca vergonha que vemos hoje em dia, em ue muitos vivem as custas do salário dos fiéis, andando de helicóptero, avião particular, carro importado, tudo isso em nome de dízimo

      Responder
  47. Rafamoretti disse:
    10 de abril de 2012 às 23:02

    Eu não sou dono da verdade.

    Me considero “Ignóstico” (Não confundir com Agnóstico), mas a maioria me “xinga” de ateu. Não acredito em (uma) religião, mas acredito em Magia. Minha hipótese, é um Universo Mental, haja vista que coisas materiais ocuparia lugar no Tempo-Espaço e isso geraria uma contradição de regressão infinita de ONDE está o lugar em que está inserido o Universo… prefiro acreditar que o dito cujo possui inúmeros “bolsões de pensamento” (ex. um para cada pessoa), como em sonhos, que tem Tempo-Espaço e depois somem, quando acordamos/morremos.

    Igteísmo/Ignosticismo é a posição de quem acredita que primeiro deve-se definir as características REAIS (i. e. Materiais) de Deus para depois discutir se ele merece o título ou não. Depois de provar ao menos uma coisa que exista de fato, aí pode-se atribuir divindade a isso. No entanto, alguns acham que Deus é mal (Malteísmo), outros acham que é um (Monoteísmo) outros acham que é tudo (Panteísmo), etc…

    Nesse sentido qualquer coisa que possa ter sua existência provada, pode receber o rótulo/título “Deus”, haja vista que em primeiro lugar a “EXISTÊNCIA” é a primeira condição indispensável. Para uns o Universo é Deus, para outros, é Jesus… até o Imperador do Japão já foi chamado de Deus, por exemplo.

    Teístas e Ateístas são cegos, no geral; com todo respeito. Em cada contexto social, cada um acredita (e nega) um Deus diferente. Exemplo: um teísta e um ateísta nascidos num país fundamentalista islâmico, como o Irã, vão ter a mesma NOÇÃO ABSTRATA do que é Deus (Alá), em função da cultura e vão dizer “sim” ou “não”, mas vão ter a MESMA imagem mental do que Deus deveria ser. Um exercício: tente NÃO imaginar um unicórnio rosa invisível, e veja o que acontece: você imediatamente imagina um!

    Pense: se você colocar um Iraniano em 1930 no Japão, apontar para o Imperador e dizer “Deus” o que e ele vai responder? “Não”. Percebeu? Todo mundo é Ateu do Deus dos outros, haja vista que não há consenso.

    Ateu (Forte) é aquele que não atribui o rótulo “Deus” a ninguém. No entanto, ele tem uma noção cultural (e pessoal) do que seja, ele simplesmente nega. Atente para o fato que, ser ateu, não necessariamente implica ser irreligioso, como alguns Budistas; e de forma inversa alguns Deístas, que acreditam em Deus, mas não em religião.

    Em minha humilde opinião, atéismo não é religião (ex. Budismo, como explicado acima, e sim um aposição teológica como o panteísmo ou o monoteísmo). A questão não é se Deus existe ou não, é se o que EXISTE merece ou não o rótulo “Deus”. Obrigado pela oportunidade!

    OBS: MDD, de fato, Darwin não era ateu no sentido corrente.

    @MDD – Eu gosto muito da sua filosofia. O problema nem são os ateus, são os “neo-ateus” que viraram evangélicos às avessas… eles entram em uma vibe de raiva contra as maluquices dos evangélicos e fecham qualquer canal de ceticismo ou pensamento mais amplo que não seja “se aquilo é errado, tudo é errado” e vão para uma guerra de olhos fechados. Esse tipo de ateu é o que zoamos por aqui.

    Responder
    • rafamoretti disse:
      6 de maio de 2012 às 22:48

      Eu achei um CONCEITO muito parecido com o que eu suponho ser correto/menos errado: O Multiverso, como você pode ver acima. Eu achei nesse link:

      http://www.daemon.com.br/rpgwiki/index.php?title=Multiverso

      Eu gostaria de achar um sistema de Magia que me permitisse acreditar em Ignósticismo e no Multiverso ao mesmo tempo. Alguma sugestão?

      P.S. Quanto do RPG “Trevas” corresponde à realidade, principalmente em relação à Mecânica da Magia e aos Atributos? Por favor, me ajude! Obrigado!

      Responder
  48. Thiago Almeida disse:
    14 de maio de 2012 às 0:58

    Parabéns, DelDebbio.
    Eu, como ateu-agnóstico-kopimista concordo com a tua opinião e também vejo esses ateus-extremistas levando tudo muuuuuito a sério, tentando “converter” os outros, etc.

    Será que não basta somente não acreditar em deuses? É realmente preciso ficar por aí fazendo proselitismo ateísta? Acho isso muito chato.

    Muito bom o post :)

    Responder
« Comentários mais antigos

Leave a Reply

Clique aqui para cancelar a resposta.

Follow Us

Pesquisar no Blog

Arquivos

Facebook

Calendário

Comentários Recentes

  • Loading...
TopOfBlogs
Science Blogs
Projeto Mayhem Wikipedia de Ocultismo
Conspiradores

Colunas

Planetas


CURRENT MOON
moon info

Categorias

  • AA (3)
  • Alquimia (29)
  • Arte (90)
  • Artigo 19 (35)
  • Astrologia (109)
  • Astronomia (8)
  • ATL (8)
  • Biografias (20)
  • Blogosfera (106)
  • Bruxaria (7)
  • Ceticismo (20)
  • Ciência (59)
  • Colunas (14)
  • Concursos (3)
  • Conspirações (38)
  • Cursos (57)
  • Demolay (8)
  • Enochiano (1)
  • Exercícios (16)
  • Filosofia (25)
  • Fraudes (27)
  • Hermetic Rose (14)
  • hermetismo (113)
  • Hospitalaria (42)
  • HQ (8)
  • Humor (9)
  • I-ching (3)
  • Imagens (3)
  • Jedi (11)
  • Kabbalah (116)
  • Labirinto da Mente (12)
  • LHP (14)
  • Livros (1)
  • Loja (1)
  • Maçonaria (61)
  • Maçonaria e Satanismo (6)
  • Magia do Caos (3)
  • Magia Oriental (15)
  • Magia Prática (75)
  • Mapas Astrais (89)
  • Mitologia (15)
  • Música (10)
  • No Esquadro (20)
  • O Alvorecer (34)
  • Old Posts (10)
  • Ordens Iniciáticas (18)
  • Palestras (21)
  • Paradigma Divino (4)
  • Pessoal (47)
  • Pirâmides (1)
  • Plano Astral (13)
  • Religiões (127)
  • Rosacruz (18)
  • S&H (102)
  • Sdm (8)
  • Sem categoria (2)
  • Signos (32)
  • Tao (9)
  • Tarot (26)
  • Templários (11)
  • Textos para Reflexão (38)
  • Thelema (9)
  • Umbanda (17)
  • Vetfloral (3)
  • Videos (20)
  • Wiki (17)
  • ZZurto (10)
rss Comentários RSS valid xhtml 1.1 design by jide powered by Wordpress get firefox