Concentração (Vela)
1) Concentração
A base da magia prática é a concentração. É impossível realizar qualquer tipo de atividade prática sem dominar sua mente objetiva e elevar sua concentração a um outro nível de consciência.
Você vai precisar de uma vela e de uma sala com pouca luminosidade. Tenha certeza que não será perturbado (desligue telefones e celulares). Posicione a vela a cerca de 1,5m de você, mais ou menos na altura dos olhos, de preferência contra uma parede branca, e acenda a vela. Sente-se com as costas eretas e fixe o olhar na chama da vela, com a vista relaxada. Mantenha a respiração calma e relaxada, sem se afobar. O exercício consiste em permanecer olhando para a vela sem piscar, mantendo a concentração até que todas as sensações externas sejam eliminadas e as duas únicas coisas que existam no universo sejam você e a chama da vela.
Caso você não tenha como usar uma vela por algum motivo, você pode fazer um pequeno ponto preto com 1cm de diâmetro e gruda-lo com durex na parede, ou focar em um ponto fixo distante.

Mantenha essa concentração (sem piscar) pelo tempo máximo que conseguir. A razão para isso é que este exercício desenvolve sua visão intuitiva e, quando você estiver se ajustando a esta visão, sua mente objetiva fará você “piscar” para reajustar a visão ao plano objetivo. Se estiver fazendo certo, conseguirá afastar TODOS os pensamentos poluidores da sua mente e ficar no que os orientais chamam de “estado zen”, absolutamente concentrado na chama da vela. Os sons e até mesmo as imagens da sala podem desaparecer (é a sensação de relaxamento do “sonhar acordado”). Quando estiver dominando este exercício, o relaxamento que você faz da sua mente em 5 minutos neste estágio equivale a uma soneca de duas horas.
Dificuldades:
1) manter os olhos sem piscar. Muita gente arregala os olhos e força para que eles fiquem abertos; não é isso. Deixe os olhos semicerrados e relaxados. No começo é MUITO difícil, você vai tender a piscar ou desconcentrar facilmente, não chegando a 1 minuto de concentração… mas com treino, é fácil de chegar a até 20 minutos neste estágio zen.
2) afastar os pensamentos mundanos. Como você perceberá, sua mente objetiva vai tentar te atrapalhar de todas as maneiras possíveis e é bem provável que você seja inundado de pensamentos inúteis e caóticos (na verdade, você faz isso o tempo todo, só não percebe, mas este exercício deixa isto bem evidente).
Eu consigo manter a concentração na vela sem piscar por aproximadamente uns 10 minutos, mas minha visão real está ficando cada vez mais embaçada a medida que eu vou avançando nessa prática. É como se fosse uma coisa permanente, agora eu vejo tudo bem embaçado, acha que pode ter alguma relação?
Thiago, não sou um especialista no assunto, mas posso te adiantar algo que tive como experiência..
Sim, é comum o efeito da visão mais estarrecida ou até mesmo fotossensibilidade após esse exercício, mas talvez você devesse focar em outros sentidos, bem como a sensação que se dá durante a concentração.
Talvez você já tivesse algum problema na visão e ela se manifestou de vez durante o exercício, mas no geral é dar tempo ao tempo para checar se é um efeito ruim.
O exercício de concentração no geral te traz uma chave para enxergar de maneira clara futuras aparições (como no caso de evocações goéticas, projeção astral etc)..
Existe um correlato da concentração básica da Golden Dawn, que é ligada ao Trataka Yogi, e é realmente contra-indicado a pessoas com problemas sérios de vista.
Com esses 10 minutos, consegue ficar mais acordado algum tempo? Se sim, quanto?
No meu caso a visão vai “se fechando”, a parte externa vai ficando obscurecida e o ponto central é como se acoplasse ao objeto focado.
Aconteceu uma experiência diferente comigo..
Ao fixar o olhar na vela, ela se divide em duas, como quando olhamos para o nariz e vemos tudo duplicado. Depois de um tempo é como se cada chama se fixasse em um olho, e sei lá. Parece um rosto olhando pra mim. Eu olho pra vela mas parece q ela olha pra mim tbm. É meio difícil de explicar.
Acho que gera uma piromancia mesmo. Depois que você entra em estado alterado de consciência, umas coisas começam a acontecer no meio do exercício. Comigo apareceu uma coruja. Fico pensando se é meu animal de poder.
Eu faço esse exercicio da vela é bem surreal mesmo, pois quando faço pareço que estou rodando, uma hora estou na vela outra hora a vela está no meu lugar…
Esse exercício da vela deve ser bem interessante, mas tipo, existe algum equivalente que não precise da visão?
É que pra um cego, bem, eu acho que não tem muita coisa pra explicar, né? Seria como pedir pra um surdo imaginar que se ouve algo.
@MDD – Pode ser feito com um som ambiente que você escolha. O objetivo é manter o foco mental em um único ponto e abstrair dos outros sentidos.
Povo, pensando no objetivo deste exercício, ele poderia ser substituído pela repetição mental com total foco de um uma frase ou uma palavra e a concentração nesta frase ou nesta palavra? E pelas meditações cabalística dos nomes de Deus? E pela meditação vipassana ou pela meditação de contemplação depois de uma oração? Ou pela contemplação de uma imagem ou figura?
Pois penso que no quesito concentração todas a exercitem, porém não sei com relação à intuição. Pessoalmente prefiro unir as meditações com orações, dando um viés religioso e espiritual e não apenas pragmático de exercício da mente. O que me dizem?
Grato.
Acho que como já ficou expresso nas resposta do @MDD aqui nesse tópico, o objetivo é manter o foco mental em um único ponto, e abstrair dos outros sentidos.
Se você não quiser se concentrar num ponto da visão, pode fechar os olhos e fixar um nome de Deus, ou uma imagem, etc.
Eu acho que você está correto em considerar que os exercícios citados por você são todos equivalentes no quesito da concentração.
Mas na minha opinião, o exercício pragmático por si só é tão espiritual quanto os demais.
Boa sorte na sua caminhada!
Muitas dúvidas sobre o exercício. Fico cansado depois de tentar, isso é normal? minhas costas doem pra tentar ficar ereto quando vou relaxando ela tá curvada pra frente. Tambem me parece que a vela está me atrapalhando pois fico com atenção no visual e nos efeitos que a chama faz e de maneira alguma consigo abstrair os sons. Os olhos ficam trêmulos e não sei se to piscando ou não. Enfim se possível queria mais informações pra tentar realizar o exercício se puder responder agradeço muito.
Eu devo me focar num exercício até domina-lo ou, caso eu não obtenha resultados em um treinamento mesmo após meses de treinamento eu posso passar para outro?
Iniciei o exercicio ontem. E nao nego que senti uma certa dificuldade inicial, não sei se por ter escolhido um horario meio conturbado. Mas, o que notei foi:
– um estreitamento da vista, quando a concentracao crescia apenas na chama da vela
– um feixe de luz, que se dividia em tres. E vinha em direcao ao meu peito a medida que a concentração se tornava mais forte
– um entorpecer dos demais sentidos.
Vou continuar a pratica, por pelo menos 7 dias. Ate acrescentar a outra, pois nao pretendo deixar de faze-las.
Agora uma pergunta: eu sou medium de umbanda. Tem algo diferente que devo fazer?
Luz à todos!
Ótimo exercício! Eu recomendo!!