Rubens Saraceni
deldebbio | 17 de março de 2015
Entrevista dada para a TV Mundi em 2013.
Diante do velório, com muitos alunos e amigos presentes, um desconhecido passa pela porta do local onde estava sendo velado o corpo e pergunta: “Quem é essa pessoa, Rubens Saraceni, que está sendo velado? o que ele fez de importante?”. O homem responde: “Pai Rubens foi um médium que começou sua jornada muito tempo atrás, trabalhou durante cinco anos psicografando quase noventa livros, que um dia serão todos publicados e, mais tarde, formaria um grupo de médiuns em um espaço iniciático que serviria ao mesmo tempo como terreiro e Escola de Magia. Tornou-se sacerdote e começou a ministrar os cursos de teologia da Umbanda, formando mais de 7.777 magos e abriu as portas para a ampliação do conhecimento e organização da Umbanda Sagrada”.
Quando preenchemos nosso obituário, nunca acreditamos realmente em todo o nosso potencial, mas quando desenvolvemos nossa Verdadeira Vontade, somos capazes não apenas de atingir tudo o que nos propomos no obituário, mas de expandir e multiplicar nossas ações de maneira estrondosa.
Esta semana faleceu um ir.’. muito querido de Maçonaria e uma pessoa que nos ajudou a criar as bases de tudo o que é hoje o Teoria da Conspiração e o Arcanum Arcanorum. Descanse em paz, meu pai Rubens Saraceni.
Rubens Saraceni é um médium e escritor brasileiro, nasceu em Osvaldo Cruz em São Paulo em 1951, e há mais de 25 anos exerce sua mediunidade e faz seus estudos no campo da espiritualidade. Seus inúmeros livros já publicados foram psicografados, ditados e orientados pelos Mestres. Sua jornada, segundo conta, foi iniciada no espiritismo de “mesa branca”, passando posteriormente para a Umbanda, onde se tornou Sacerdote de Umbanda Sagrada.
Há muitos anos, o médium Rubens Saraceni, que tem uma enorme quantidade de livros psicografados e dezenas deles publicados, recebeu um pedido dos Mestres da Luz, Guias de Lei e de Umbanda, no qual solicitavam que as informações reveladoras, por eles transmitidas, não fossem apenas para seu bel prazer, e sim para que, por meio dele, o conhecimento se multiplicasse. Com isso, Rubens começou a ministrar o curso de Teologia de Umbanda, um curso simples e teórico, visando a uma melhor formação do médium umbandista em relação aos Fundamentos da Umbanda.
Desse convívio, Rubens se deu conta do valor do que havia recebido, pois há muitos anos praticava a Magia Divina ensinada por seus Mentores, que se mostrou fundamental na proteção daqueles que o procuravam. Foi quando os Mestres da Luz ressaltaram a importância de consolidar-se no lado material um Colégio nos moldes dos Grandes Colégios Astrais, que sustentam toda a formação daqueles que se assentam à direita e à esquerda dos Sagrados Orixás, Tronos e Divindades de Deus. Daí surgiu o Colégio de Umbanda Sagrada Pai Benedito de Aruanda, para dar formação mediúnica e sacerdotal de Umbanda, bem como, sustentação, Religiosa e Magística aos que buscam o Conhecimento Sagrado sobre O Divino Criador Olorum (Deus),suas Divindades e seus Mistérios Geradores.
Conheci o pai Rubens quando entrei para a Maçonaria, por volta de 2004. Fazíamos parte da mesma loja maçônica, a ARLS Madras, junto de diversos sacerdotes e médiuns como Alexandre Cumino, Alfonso Odriozola, Claudio Yokoyama, João Barbosa, Scritori, Waldir Persona, Paulo Rosa e muitos outros, a maioria destes pertencentes ao Colégio dos Magos e sacerdotes de Umbanda Sagrada. Passei cerca de quatro anos frequentando todos os terreiros que me foram acessíveis e, pela proximidade por ser Maçom, sempre tive muita facilidade em conseguir “entrevistas” com qualquer tipo de entidade que eu precisasse perguntar algo para minhas pesquisas (um marinheiro, um exu, um caboclo de alguma linha específica e assim por diante), uma oportunidade única que talvez nenhum outro estudioso de hermetismo do Brasil tenha tido. Quando escolhemos dar continuidade aos Estudos da Golden Dawn no Brasil, o nome que as entidades nos passaram sobre o alef-alef foi “Arcanum Arcanorum”, justamente pois assim como o AA (Astrum Argentum) possui suas bases espirituais na egrégora da Thelema, o AA (Arcanum Arcanorum) possui suas bases e proteções espirituais na Umbanda Sagrada. Isso responde uma questão fundamental sobre os diversos AAs espalhados pelo mund, com nomes diferentes e mesma sigla, cada um vindo de uma base espiritual diferente. Muitos dos Guias do Colégio dos Magos auxiliaram e auxiliam na formação e estrutura do AA, bem como da linha de frente dos Exus da Umbanda Sagrada que garantem a proteção dos membros da egrégora astralmente. Sem a ajuda e apoio do pai Saraceni (e de todos os sacerdotes que estudaram sob seus ensinamentos e nos ajudam) muito do trabalho do TdC e AA não teria sido possível.
Descanse em paz, ir.’. sua missão no planeta foi cumprida.
Ele merece! Paz e Luz!
Tive a oportunidade de ler muitos livros dele, adorei todos os que li.
Livros com uma linguagem simples e fácil de ser entendida, até mesmo um leigo como eu conseguiu entender.
Não o conheci pessoalmente, mas manifesto aqui o meu agradecimento pelo muito que aprendi com seus livros.
Esteja em paz!
Tendo feito tanta coisa maravilhosa por aqui, eu imagino o quanto ele não irá ajudar agora do lado de lá…
Realmente foi uma grande perda.
MDD, tens algum livro específico para indicar ?
De todos os que foram publicados, qual você destacaria ? :)
Com licença, MDD, respeitosamente responderei, ou melhor, sugerirei.Sei que a pergunta não foi direcionada à mim, todavia, devido a experiência que tive neste maravilhoso site( um Podcast sobre o Guardião da Meia Noite), que me levou a conhecer as obras do saudoso mestre Rubens e admirá-lo como um magnífico instrumento da lei maior, opinarei. Acho que o melhor livro para que se inicie na leitura das apaixonantes obras psicografadas pelo mestre Rubens, é o Guardião da Meia Noite. De fato trata-se de um fabuloso livro, que te prende do início ao fim, depois recomendaria o Guardião dos Sete Portais e o Cavaleiro da Estrela Guia, daí, se se sentir compelido a tal ou sedento de maiores informações, como ocorreu comigo, pode partir para os livros de doutrina, que também são muito bons, embora os romances também ensinem muitíssimo.
Uma das coisas mais interessantes nas obras do mestre Rubens, é que sempre aprendemos algo novo quando lemos mais uma vez. Além disso, depois que lemos seus romances, percebemos a interconexão entre os personagens ou até descobrimos que se tratam do mesmo ser em diferentes encarnações. Não preciso nem te desejar boa leitura,será, isso é fato!
Espero ter sido de alguma ajuda.
* Aproveito a oportunidade para agradecer também ao MDD e dizer que o TdC foi uma diáspora em minha vida. Muito obrigada e que vc. continue recebendo dos planos superiores todos os subsídios necessários à manutenção de seu excelente trabalho!!!
Paula Fernanda.
eu li recentemente os “Fundamentos Doutrinários de Umbanda” achei um pouco Advanced, mas é muito bom!
Narro um fato interessante. Meu professor de Teologia na PUC-SP contou em sala a história de um aluno de Teologia que se formara. Segundo o professor, o aluno disse que teve uma visão na adolescência de que deveria se tornar sacerdote cristão porque os cristãos desencarnados têm dificuldades em aceitar as orientações espirituais de mentores de outras religiões. Assim, o aluno fez o curso de Teologia na PUC-SP e conseguiu a ordenação como padre pela Igreja Anglicana, em seu templo dividia os dias da semana entre ritos de Umbanda e da Igreja Anglicana. Segundo o professor, o Cardeal responsável pela PUC-SP quase desmaiou ao saber do ocorrido. ..rs O professor não quis dizer em sala o nome do ex-aluno. No corredor, eu citei algumas ideias de sincretismo e ele perguntou onde havia lido aquilo e eu citei o autor: Rubens Saraceni, ao que ele disse conturbado “é esse o aluno!”…rsrs…
Colégio dos magos vale a pena então?
@MDD – Sim.
Por favor Marcelo, arruma algum colunista para continuar posts sobre Umbanda, faz muita falta não só para mim, mas com certeza para muitos.
Vale a pena investir no conhecimento dessa magia brasileira!